terça-feira, 9 de novembro de 2010

Decorar doutrinas é fácil, o difícil é ser "ético"


A Lição da Escola Sabatina de hoje (06-11-2010) recapitulou a história de Urias, um personagem "dos bastidores" que foi vítima das atitudes pecaminosas de Davi (2Sam. 11).

A lição tratou Urias como um exemplo de fidelidade ao Senhor, em contraste com o Rei Davi que, além de ter se eximido de ir à guerra (que deveria ser a atitude c

orreta do líder do Exército) e ter preferido ficar na comodidade do Palácio Real em Jerusalém, ainda praticou cobiça, adultério, mentiras e, por fim, o assassinato do próprio Urias.

Fiquei observando os comentários dos membros da Unidade na qual eu estava, e o quanto os "irmãos" e "irmãs" têm uma ética deficiente, e uma compreensão equivocada deste tema na Bíblia. Foi comum ouvir um ou outro dizer que a culpa foi de Urias, que passou vários meses longe da família e preferiu ficar com os amigos no palácio do que ir para casa ver sua esposa. Não faltou quem dissesse que ele era um mau marido, que não gostava da esposa, que mereceu ser "traído", e que ele só morreu daquela forma porque não atendeu ao convite de Davi para ir para casa e ficar com sua bela esposa.

Quando o professor procurou mostrar o outro lado da questão, o lado da extrema ética e zelo de Urias pela sua fé em Deus (lembrando que ele, possivelmente, era um estrangeiro convertido), alguns "alunos" não concordaram, ficaram resmungando em conversas paralelas, e teve até um deles, que se considera muito conhecedor das Escrituras, que se levantou e saiu por não concordar com o que o professor estava explicando.

Esse é o ponto da questão... o que entendemos a respeito da ética bíblica?

O título desta postagem resume o que penso sobre este tema:

- É fácil decorar doutrinas e saber explicar detalhezinhos insignificantes de Daniel e Apocalipse... mas devolver um troco recebido a mais no ônibus, ai faz-se de conta que não vimos nada...

- É fácil retirar da alimentação este ou aquele alimento "reprovável", mas ser um funcionário eficiente, que faz sempre além do que lhe mandam, ai preferimos o velho bordão "não sou pago para fazer isso!"...

- É fácil encher a parede do escritório ou da sala com certificados de Ano Bíblico, e dizer com orgulho que já lemos a Bíblia toda umas 13.480 vezes, mas trocar o voto para Deputado por R$ 20,00 ou R$ 30,00 é algo "normal" para nós...

Percebem?!

A ética trata disso: de comportamento, de atitude, de escolhas... porém baseadas no que temos de mais profundo em nosso ser, em nosso caráter.

Diante da igreja, no sábado de manhã, com terno e gravata, é muito fácil parecer um bom cristão, um líder espiritual respeitável, um verdadeiro "santo"... mas é no dia-a-dia, nas pequenas decisões tomadas, nos mínimos afazeres cotidianos, que realmente revelamos o quanto o Cristianismo, em sua essência, tem impregnado nossa vida!

Se na igreja eu assumo uma postura de "consagração", "humildade", profundo conhecimento bíblico e doutrinário, mas no dia-a-dia eu demonstro um espírito egoísta, indisciplinado, desonesto, maldoso, intemperante, crítico, etc., isso evidencia que eu não compreendi o que JESUS ensinou sobre o tema no qual Ele mais se demorou: A ÉTICA CRISTÃ.

Enquanto eu observava os irmãos discutindo sobre se Urias errou ou não, percebi que havia uma pessoa na Unidade que foi um dos poucos que, de fato, compreendeu o tema da Lição. E sabe o que mais foi "irônico"? É que esta pessoa é uma das que aparenta menos conhecimento "doutrinário" do grupo, apesar de ser um membro antigo naquela congregação.

Assim é a ÉTICA CRISTÃ: você não precisa ser um intelectual, um teólogo, dominar a interpretação das profecias de Daniel e Apocalipse, ser defensor ardoroso da reforma alimentar ou de vestuário, etc., para ser ÉTICO... basta que você se disponha a entender, E APLICAR, aquilo que Jesus ensinou durante todo Seu ministério neste mundo.

Não é a toa que se costuma dizer que o sermão mais longo de Cristo, foi também o mais DIFÍCIL de ser vivido: o Sermão do Monte (releia-o em Mateus 5 a 7).

Deve ser porque ali o Mestre não tratou de doutrinas secas e sem vida... mas da ÉTICA que salva.

Voltando à história de Urias, ele foi sim um exemplo a ser seguido no que se refere ao zelo que demonstrou para com a Arca do Senhor, para com seus "irmãos" de batalha, e para com seu rei... mesmo que os machistas e as feministas da cultura podre de nossa época pensem o contrário.

Nesta terrível história, o único verdadeiramente culpado foi DAVI, e somente depois que ele entendeu isso foi que escreveu o belo Salmo 51.

"Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" - Deut. 6:5.

Por: Gilson Medeiros

Fonte:http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2010/11/decorar-doutrinas-e-facil-o-dificil-e.html

5 comentários:

Décio disse...

Grande artigo, Alberto. é uma grande verdade que muitos não enxergam. parabéns.

"EU QUERO IR PARA O CÉU, E VOCÊ"? disse...

Alberto!

Como vc desfila veneno....que horror!!!!!!
Quer dizer então que continua indo à IASD somente para ver os defeitos dos irmãos, ou seja, na sua visão.

Você confirmou o que eu suspeitava, vinhas a igreja para ver defeitos de homens, se esquecendo do objetivo e o principal, é CRISTO.

Sabia que com essa atitude, vc está fazendo cumprir uma profecia?

Gostaria de saber qual é?

Se realmente vc é um ex-adventista,
deveria saber. Caso não saiba, responderei-lhe depois de sua réplica.

Olha só como vcs se "envaidessem"
quando publicam alguma coisa, seja
qual for a fonte, o que importa é maldizer contra os ASD. O comentário do DÉCIO é a maior falta de conhecimento( serve para todos os "ex-adventistas") sobre os ASD.
Disse anteriormente, existe a suspeita de que a maioria de vcs que se dizem "EX-ADVENTISTA", nunca foram um de nós. Vejam bem, não me confundam, eu disse, suspeita.

PENSEM NISTO...

ORLANDO R. NETTO

Francisco A. de Azevedo disse...

Oi Orlando!

saudações Cristãs!

Tudo bem? Comigo está tudo bem. Obrigado por visitar meu blog.

Sobre sua pergunta:
Gostaria de saber qual é?

Não é nada disto que você está pensando. Não precisa estar dentro da Igreja para saber o que se passa lá.

Sabe qual é?
É que visito o blog do "Gilson Medeiros", que é Adventista!

Está na INTERNET, E FOI ESCRITO POR UM ADVENTISTA, que apesar de não publicar todos os comentários postados, consegue ver com muita clareza certas coisas que acontecem dentro da IASD.

Ele conta em seu blog no assunto:

"Decorar doutrinas é fácil, o difícil é ser ético", que copiei do blog dele e postei no meu.

Para ver que digo a verdade visite o blog dele no link:
http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2010/11/decorar-doutrinas-e-facil-o-dificil-e.html

Já postei outros assuntos que ele escreve, por achar que muitas vezes é coerente e diz muitas verdades.

Avisei para ele que iria postar o texto no meu blog.
Se ele não concordasse que me avisasse, para que eu retirasse o texto, contudo, parece que concordou, pois não pediu que eu o retirasse.

Veja bem! Como as coisas encaixam. Parece coincidência! Veja qual é a última postagem dele:

"Cuidado com os julgamentos apressados!",

No link:
http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2008/10/cuidado-com-os-julgamentos-apressados.html

Veja também outro assunto que ele publicou que postei no meu blog:

Religioso ou Cristão?
LInk: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2009/04/religioso-ou-cristao_23.html

Portanto este assunto foi publicado para edificação dos Adventistas. Portanto, também, não estou destilando veneno!

Como poderia? pois só republiquei um texto de um blogueiro Adventista?

Peço-lhe encarecidamente que visite o blog dele nestes links indicados acima.

Verás que falar a verdade não é destilar veneno, Mas deixar fluir O perfume e o mel da verdade, que pode ser um frutos do Espírito Santo, entre os quais alguns estãos:

Amor,
Alegria,
Paz,
Longanimidade,
Benignidade,
Bondade,
Fidelidade,
Mansidão,
Domínio próprio,
e outros não citados pelo apóstolo... entre os quais pode estar VERDADE..e etc

Novamente! Obrigado pela visita!

Alberto

Anônimo disse...

ORLANDO R. NETTO disse
mostrar detalhes 12:34 (30 minutos atrás)
Alberto!

O que vou lhe dizer agora sobre esse tal GILSON MEDEIROS, que vc diz que é adventista, penso que ele, se for membro da IASD batizado, se continuar com essa atitude, tb está a um passo da apostasia. Aqui não se trata de julgamento, mas de fatos. Todos que criticam da forma que ele criticou, acabam saindo por motivos pessoais assim como aconteceu com vc. Satanás está de plantão 24 hs a procura de pessoas assim como o GILSON e vc.

Lamento ter que dizer dessa forma a vc, mas infelizmente se não alertarmos estaremos negligenciando quanto à mensagem que a nós foi confiada.

Não precisaria de lhe dizer tb que, mas se faz necessário, pessoas que vão à igreja, independente da denominação, com o intuito de criticar o comportamento de membros, com certeza essa pessoa tb está precisando de conversão. O pior é que na maioria, não aceitam que são(convertidos), o orgulho domina todos os seus atos no sentido de ver as coisas.

Finalizando, sabemos tb que santo não existe aqui na terra, portanto, meu prezado, o fato desse ou aquele, publicar determinados artigos
mostrando idéias, comportamento de membros, deveria simplesmente orar por ele e orientá-lo, se for convincente, ao invés de criticar.

Fiquemos atentos, pois o "leão" está rugindo tentando devorar até os escolhidos e preparados.

Saudações em CRISTO;

ORLANDO R. NETTO

Francisco A. de Azevedo disse...

Orlando,

saudações Cristãs!

Bem que poderia se desculpar pela conclusão precipitada, mas em vez disto miras a tua arma da maledicência também contra o Gilson?

Que Deus tenha misericórdia de todos nós

Alberto
=======