domingo, 8 de fevereiro de 2009

QUANDO A RELIGIÃO CAUSA UM TRAUMA PSICOLÓGICO NA ALMA

QUANDO A RELIGIÃO CAUSA 
UM TRAUMA PSICOLÓGICO NA ALMA

Dr. J. LeBron McBride, Ph.D. *

A religião saudável tem um grande potencial para o bem, mas a religião corrupta pode trazer grande preocupação para a alma. Na verdade, ocorrem grandes acidentes espirituais e lesões traumáticas do psiquismo durante viagens religiosas. Este artigo centrar-se-á em que algumas das maneiras pelas quais a religião ruim resulta em um trauma psicológico até para aqueles que fogem de seu absorvente controle.

Nas décadas mais recentes, temos chegado a observar o impacto de experiências traumáticas em pessoas que as tem sofrido. Temos até um distúrbio psicológico que se reconhece como resultado de um trauma terrível. Chama-se Desordem de stress pós-traumático. Embora certamente não desejo minimizar de forma alguma as terríveis experiências que muitos têm com várias formas de abuso, violência e guerra,  descobri que existem alguns paralelos menos intensos nos que experimentam o trauma da religião destrutiva. Tenho também descoberto que um enfoque puramente teológico à cura dessas pessoas, embora indispensável, não é tão útil como uma abordagem holística, que também inclui aspectos teológicos e relacionais.

Pessoas que despertam, saem de um sistema religioso por vários caminhos. Elas costumam despertar gradualmente e se dão conta de que, sem alguma manobra molesta e evasiva, os pedaços da estrutura teológica simplesmente já não se encaixam para eles. Para aqueles que foram "verdadeiros crentes”, este despertar pode tornar-se confusão, desorganização, e um desconfortável estado psicológico porque as coisas já não ajustam entre si como um pacote bem embrulhado. Esse estado psicológico é chamado dissonância cognitiva devido aos conflitos internos que apresenta.


Ambivalência e confusão

A maioria experimentará uma luta para frente e para trás ou ambivalência ao lutar com o que sempre se lhes tem ensinado e o que estão começando a entender. Um exemplo disto é a pessoa que me escreveu o seguinte:

“Devo confessar que, às vezes, não tenho certeza do que está acontecendo na minha cabeça. Tudo o que sei é que quando eu penso em regressar à "experiência religiosa" dos últimos anos, não posso suportar a idéia. Tenho encontrado uma liberdade e uma alegria que nunca conheci antes, e quanto mais eu aprendo, melhor me sinto sobre isso. No entanto, um não pode ter crescido na "velha escola" e não ter medo, de vez em quando, ser um herege e um "sinal do fim."

Esta ambivalência e confusão podem ser extremamente intensas ao perceber a pessoa de que muitas das suposições e crenças que lhe foram ensinadas durante anos não são corretas. Pode haver uma sensação de impotência, desorientação, e de estar assoberbado, que são experiências comuns dos que passam por um trauma. Depressão, ansiedade, rigidez ou comportamento impulsivo pode tornar-se evidente. Podem experimentar ira, desespero, vergonha, culpa, desconfiança, fúria, medo e irritação. Nada parece normal nem seguro. O questionamento espiritual pode se tornar uma obsessão. O transtorno pode ser horrível.

Zona psicológica de perigo

 
Como um cliente me disse: "A minha fé tem sido sacudida até ao chão." Quando as suposições e as crenças de um caem e caem, se cria uma zona de psicológica de perigo. Os perigos podem incluir o seguinte: 

  * O perigo de voltar à velha estrutura de crença, não porque já não é válida, mas por causa da segurança e da confiança que acabam sendo falsas.

 * O perigo de acreditar que temos de rejeitar tudo que é espiritual ou religioso - "deitar fora o bebê junto com a água do banho"

* O perigo de ir para os extremos da vida, tais como abuso de substâncias psicotrópicas, ter qualquer outro comportamento aditivo para adormecer a dor, ou de recorrer à automedicação

* O perigo de negar qualquer conceito novo ou excluir qualquer forma de pensar que produza um conflito interno

* O perigo de se adaptar e reprocessar quaisquer verdades novas até ao ponto que se comprometa a integridade

* O perigo de tratar de maneira não cristã aqueles que não captam as perspectivas teológicas recém encontradas

* O perigo de se enredar de tal modo em sutilezas teológicas que negligencie o relacionamento com Cristo e os ensinamentos centrais como a graça, a liberdade no evangelho, e o amor.

Muitos que seguem adiante até tornarem-se mais equilibrados pode ser que se aproximem a alguns destes perigos durante um tempo. No entanto, os perigos são muito reais e podem levar à destruição, especialmente se se continua neles por demasiado tempo. Às vezes, comprometem muito a psique e a alma ao apagar as pessoas partes importantes de si mesmas e existir como um robô mecânico para poder suprimir a dor. Evidentemente, é importante não julgar da maneira básica ou a velocidade com que uma pessoa pode progredir em sua luta para mudar. Isso pode ser um assunto muito específico, individual, e pode depender em certa medida da quantidade de doutrinamento que recebeu desde criança em uma estrutura religiosa a qual tenta abandonar.

Perda e dor

A perda que se associa com o abandono de um sistema religioso ou uma cultura religiosa pode ser outro aspecto do trauma. Para muitos, o quanto mais rigoroso o trauma da subcultura do sistema religioso e quanto maior for o isolamento da sociedade em geral, maior será a perda. Quando toda a rede social e os membros da família estão no antigo sistema, o isolamento pode criar uma grande tensão relacional e psicológica. Há ampla evidência da importância da rede social de um para todas as áreas de saúde, e quando se remove a rede social e de apoio, a pessoa está em uma posição fica muito precária. Outro fator que pode vir a funcionar é que, uma vez que um tem crido que ele ou ela é do "remanescente" ou está na "verdadeira igreja", para alguns, há uma perda, por não estar nesse grupo especial. Pode haver também a necessidade de encontrar outra "igreja perfeita", teologicamente falando, que, evidentemente, nunca existiu em primeiro lugar.

Importantes considerações


O que anteriormente foi delineado brevemente e, em geral, como os sistemas religiosos, que são destrutivos, podem precipitar o trauma psicológico, quando uma pessoa tenta passar para outra orientação religiosa. As seguintes são algumas considerações para a manutenção da saúde psicológica em meio de uma experiência traumática:

* Permaneça enfocado no evangelho e em uma relação com Cristo. Nele encontramos nossa condição de especiais e nosso propósito para a tolerância.

* Mova-se em sua própria velocidade; que ninguém mais lhe dite quando necessita mudar uma crença ou deixar uma igreja. Você é que tem que viver com a sua decisão.

* Procure conselhos de pessoas de confiança, e, possivelmente, um conselho pastoral. Muitos conselheiros pastorais podem compreender muitas das suas lutas, em certa medida. Estas lutas ocorrem em muitos sistemas religiosos.

* Comece logo a expandir a sua rede social, se for isolado. Leva tempo e pode ser que não tenha o mesmo nível de comodidade que a proximidade que experimentou com os que tinha conhecido durante anos, e com quem você teve uma comum sistema de crenças.

* Exerça e conserve o equilíbrio em sua vida. Você não pode e não deve estudar os pontos em disputa todo o tempo. Precisa de algum divertimento e lazer saudável.

* Tenha cuidado para não ir a extremos. Sua âncora tem sido levada, e você estará à deriva por um tempo. A moderação é uma chave para a saúde.

* Mantenha a sua paixão, mas lamente a perda de algo de seu idealismo. Não existe nenhuma estrutura religiosa perfeita. No entanto, a seu tempo vai encontrar uma grande satisfação em estar em uma honesta jornada espiritual, em que você pode discutir com integridade e franqueza.

* Re-incida sobre o desafio das novas aventuras de fé e em como sua vida pode ser um exemplo de contínua renovação e reforma para a qual Cristo nos chama em seu discipulado. Cristo não nos chama a ficar como estamos.

* Seja cauteloso e cuidadoso com quem partilha seus recém-achados pontos de vista. Não há nenhum mérito em causar mais turbulência e conflito do que o necessário.

* Dê-se conta, novamente, de que Deus é maior e melhor do que qualquer sistema religioso, e que sua salvação depende de um relacionamento com Ele, e não com nenhuma estrutura organizada. 

Existe um mito em alguns sistemas religiosos destrutivos de que uma pessoa que saia de uma organização não vai sobreviver espiritual ou psicologicamente. Este mito torna mais difícil para alguns abandonarem os sistemas religiosos opressivos. No entanto, este mito é realmente um mito. Há multidões que desfrutam da liberdade de maneiras recém-encontradas de servir e adorar a Cristo em um espírito de liberdade, e que têm superado o trauma psicológico de um sistema religioso tóxico.

* O Dr. McBride é ex-ministro ordenado da IASD. Atualmente, é ministro principal da Primeira Igreja Cristã (Discípulos de Cristo) em Roma, Estado de Geórgia, e Diretor de Medicina da Conduta na Prática de Residência Familiar no Centro Médico Floyd. É terapeuta familiar com licença; autor do liro Spiritual Crisis: Surviving Trauma to the Soul (disponível por meio de Life Assurance Ministries Publications) e Disappointment with the Church (ISBN 0-595-13060-7).

Traduzido do espanhol (http://www.geocities.com/alfil2_1999/trauma.htmlpara o português por Paulo A. da C. Pinto http://br.geocities.com/pacostapinto

11 comentários:

e-Medita disse...

Artigo interessante bem assim como a sua abordagem sobre o Cristianismo, aliás, vem de encontro àquilo que eu penso sobre o viver em Cristo.

Edgard Silva Pereyra disse...

Saudações Francisco. Apreciei seu blog. O título é muito sujestivo.Fiquei contente sua filiação em seguidores de meu blog Para ler a Bíblia como quem a entende. Que o bom Deus seja a tua força e a tua inspiração.
Edegard Silva Pereira

Edgard Silva Pereyra disse...

Vejo que já conseguiu a tradução deste artigo tão oportuno. Vale a pena difundi-lo. Parabens pelo seu esforço.
Edegard Silva Pereira

Francisco A. de Azevedo disse...

Edgard,

Foi com alegria que recebi sua visita ao meu blog.

Li sobre sua experiência religiosa e foi confortante para minha vida espiritual.

Acho sua visão sobre o cristianismo muito importante e esclarecedora.

Saudações em Cristo

Francisco Alberto

Anônimo disse...

Saudações em Cristo! O último artigo que publiquei em meu blog é O QUE É EVANGELHO. Acredito que a primeira coisa que um cristão deve fazer é descubrir o verdadeiro Evangelho por dois motivos: o primeiro é que sómente no Evangelho há poder de salvação; o segundo é que o Evangelho está hoje encoberto por tradições eclesiásticas e por doutrinas que os sábios da Igreja não cessam de imaginar, para resolver pela razão os problemas da religião e da existência. Este artigo oferece uma síntese do Evangelho apresentado pelo apóstolo Paulo na Espístola aos Romanos, considerado normativo para os cristãos em todos os tempos. Visite http://temascentraisdocristianismo.blogspot.com/

Anônimo disse...

gostei muito do seu blog,estou saindo da iasd e ainda min sinto um pouco perdida pois passei 20 anos la eestou min sentindo meio perdida, por favor min ajude ,indiquem algun livro que possa ler para que minha mente se sinta mas preenchida por favormin ajuden.

Francisco A. de Azevedo disse...

A Anônima de 26 de maio de 2012 11:4,

Saudações Cristãs!

Irmã, não pense que está perdida por estar saindo da IASD, pois só existe vida em abundância em Cristo Jesus.

Deixar a IASD, não é deixar Deus de lado em sua vida! Muitos querem nos fazer crer que quando saímos da IASD estaremos perdidos, não é verdade; Pois continuamos com JESUS que é "O Caminho, a Verdade e a Vida.

Jesus mesmo disse: "não se atemorize e não se turbe o Vosso coração, credes em Deus e Credes também em Mim, se assim não fosse, eu vô-lo teria dito."

Passe-me seu e-mail para que possa fornecer-lhe alguns Blogs e sites na Internet, onde poderás ler mensagens de conforto de pessoas que passaram pelos mesmo problemas que nós.

A princípio poderás ler nos links:

1 - A Dor emocional de abandonar um seita no link:
http://buscandoverdade.weebly.com/a-dor-emocional-de-deixar-uma-seita.html

2 - http://www.ellenwhiteexposed.com/

3 - http://exadventistas.blogspot.com.br/

Irmã, procure uma igreja Cristã tradicional para frequentar, onde não serás hostilizada, demonizada e tratada com preconceito pelos legalistas, fanáticos e pelos que se dizem donos da verdade.

Passe-me seu e-mail ou então continue se comunicando aqui nos comentários.

Saúde, paz, fé, amor e poder do Espírito Santo de Deus sobre tua vida e sobre tuas decisões.

Seu irmão Cristão,

Francisco Alberto

Francisco A. de Azevedo disse...

SUA MENTE ESTÁ SOB CONTROLE?

A SUA MENTE ESTÁ SENDO CONTROLADA ?
[Um teste simples para saber se você é parte de uma seita]

“Vinde a mim, todos os que estas cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” – Mateus 11.28


0. Objetivo

Embora as seitas sejam diferentes em seus sistemas de crenças, todas elas usam as mesmas técnicas de controle mental. O propósito deste artigo é permitir-lhe testar a si mesmo para saber se você é uma vítima dessas conhecidas técnicas de alienação [II Cor. 13.5].

Nas seguintes questões não tratamos de nenhum grupo religioso específico. Pelo contrário, as informações abaixo foram coletadas visando muitos grupos, todos conhecidos por usar técnicas de controle da mente em seus membros.

Deve-se notar, ainda, que essas questões não estão limitadas simplesmente a grupos religiosos. Atualmente existem também muitos grupos políticos, de negócio e seculares, não-religiosos, que empregam técnicas de controle mental em seus participantes.

E então, o que você tem a perder? Quer fazer o teste?



1. Fazendo o teste

Por favor, responda as seguintes questões com honestidade. Faça o teste!

a. Você sente como se tudo que você faz de bom para o seu grupo, não importa o quanto você se esforce, nunca é o bastante? E como resultado disso, você costuma sentir culpa?

b. O que o motiva? É um genuíno amor por DEUS, pelo seu grupo, etc., ou é o medo de não atender aos padrões desejados?

c. Questionar o grupo ou os seus líderes é algo desencorajado ou mal visto?

d. O grupo ao qual você pertence acredita que é uma elite, uma organização exclusiva que detém, sozinha “a verdade” e as respostas para as questões da vida?

e. O seu grupo ridiculariza, ataca ou caçoa de outras igrejas cristãs e de sua interpretação da Bíblia? [Sem levar em conta qualquer embasamento Bíblico Exegético e Contextual, apenas como atitude de deboche].

f. A leitura de literatura que critica o grupo é desencorajada? Muitas seitas advertirão os seus membros para não ler qualquer coisa que critique o grupo, especialmente se escrita por um ex-membro (que recebe nomes como “apóstata”, “endurecido”, ou “do diabo”, etc.) Essa é uma técnica de controle bastante conhecida, que impede o membro de descobrir os erros claros e documentados da seita. Com isso a habilidade dos membros de pensar por si mesmos é totalmente anulada, e eles vão pensar cada vez mais como o restante do grupo.

g. Dê uma olhada na aparência e no modo de agir do grupo. Todos se vestem, agem, e falam, mais ou menos, do mesmo jeito? Certo observador, falando sobre seu particular envolvimento com uma seita, disse que o grupo encorajava os seus membros a “fazer tudo exatamente do mesmo modo – orar do mesmo jeito, parecer igual, falar do mesmo modo. Isso é um clássico exemplo de conformidade grupal. Seu propósito é garantir que ninguém tente agir de modo diverso ou se torne dissidente, para que ninguém questione o status quo” (Andrew Hart, 1999).

h. O grupo desencoraja a associação com não membros (exceto, talvez, se houver a possibilidade de convertê-los ao grupo)?

i. O grupo lhe dá respostas do tipo “preto no branco”: aquilo com o quê o grupo concorda é certo, e aquilo de quê o grupo discorda é errado? [Não se permite questionamentos, quem pergunta demais é mal visto.]

j. Todas as pessoas do grupo acreditam exatamente nas mesmas coisas (ou seja, no que os líderes do grupo mandam acreditar)? Não existe espaço para crenças individuais ou opiniões, mesmo em áreas de menos importância? [Nas seitas não existem áreas e assuntos não essenciais que não são motivos de separação]

Continua...

Francisco A. de Azevedo disse...

Continuação...

l. O grupo tem “duas caras”: por um lado, se mostra a possíveis convertidos e ao grande público como um grupo de pessoas que são uma grande família, cheia de amor e igualdade, mas, na verdade, o grupo tem muitos membros que se sentem não satisfeitos e emocionalmente esgotados?

m. Você já tentou desativar a sua capacidade, dada por DEUS, de pensar criticamente, deixando de lado várias dúvidas sobre o grupo, os ensinamentos dele, etc.?

n. Aqueles do grupo que não se conformam às exigências dos ensinos do movimentos são tratados com suspeição, como se fossem membros de “segunda classe”?

o. O grupo tende a ocultar certas informações a potenciais convertidos? As doutrinas menos comuns do grupo não são discutidas até que um indivíduo esteja mais profundamente envolvido no movimento?

p. Você sente medo de deixar o grupo? Muitas seitas usam táticas sutis de terror para impedir os seus membros de deixá-las. Por exemplo, o grupo pode dizer que aqueles que desertarem serão atacados pelo Diabo, sofrer um acidente terrível ou, no mínimo, não vão prosperar, porque eles deixaram “a verdade”. [Muitas seitas dizem abertamente aos seus membros que, aqueles que deixam o grupo perdem a salvação ou a possibilidade de se salvarem, já que estarão rejeitando “a verdade” re-estabelecida por DEUS na terra através de seus líderes e profetas, sendo a permanência no grupo deles a única forma de serem salvos].

Se você respondeu SIM à maior parte das questões acima, o grupo em que você está engajado está certamente empregando técnicas de manipulação mental.

2. O que você fará?

Agora que você sabe disso, o que fará?

a. Você precisa perceber que, qualquer que seja o grupo de que você é parte, ele não tem o monopólio de DEUS.

Para muitos dos que estão em seitas que utilizam controle da mente, deixar o movimento é geralmente considerado o mesmo que deixar o próprio DEUS e perder a salvação [ou o único meio de conseguir mantê-la, pois a salvação para eles é potencial e provisória, nunca efetiva e eterna, ocorrendo apenas pelo esforço próprio aos preceitos seguidos pela seita, obras humanas]. Porém, a verdade é que há cristão em todas as denominações que encontraram a salvação em CRISTO apenas, e não na igreja ou no grupo.

Muitos que estão presos em um sistema religioso espiritualmente prejudicial sentem como se não tivessem nenhum outro lugar para ir, mesmo se eles realmente conseguirem se desvincular do grupo. [Este sentimento terrível causa uma dependência emocional do membro ao grupo ao qual ele pertence e não permite que ele perceba uma saída. O sectário só tem uma idéia em mente, um erro causado pelo método de controle mental, que o impede de ver outras opções: “ou permaneço no grupo ou estarei indo para o mundo e para a perdição”.].

A resposta se encontra no que Jesus disse no Evangelho de Mateus 11.28:
“Vinde a mim, todos os que estas cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

b. Você precisa deixar o grupo.

Pode ser difícil, mas, se você continuar lá, só será prejudicado: mental e espiritualmente. Você também estará contribuindo com um sistema que, em seu coração, sabe estar errado. Não deixe o orgulho impedi-lo de deixá-lo.

c. Não pense que você vai ficar sozinho quando decidir sair.

Há muitas pessoas que passaram pela mesma situação. Eles vêm de vários grupos religiosos, mas foram todas vítimas de mesma dominação das técnicas de controle mental. Hoje, muitas delas estão vivendo vidas de liberdade, segurança e esperança. Para obter encorajamento, você poderá ler algumas das histórias disponíveis em vários sites disponíveis.
[Este site é apenas um do muitos exemplos. Que DEUS te abençoe e liberte, concedendo entendimento salvífico, arrependimento verdadeiro e vida eterna - João 3.16.]

Tradução Avelar G. Jr
Original de Spotilght Ministries

Fonte: http://hajaluz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1475838525_02

Jana disse...

Olá amigo, só para registrar que este artigo me foi de grande ajuda, pois estou encontrando novas perspectivas sobre o Cristianismo. E estou vivenciando justamente isso só que ainda com pouca intensidade. Porém foi muito importante saber que estes são processos naturais. Obrigado :)

Francisco A. de Azevedo disse...

Jana,

Saudações Cristãs!

Bom saber que o blog foi útil para você.

Saúde, luz, amor e paz!

Francisco Alberto.