quinta-feira, 25 de junho de 2009

A HISTÓRIA DO FUTURO


Introdução – A História do futuro
Desde o passado mais remoto, o homem se preocupa em conhecer o que lhe reserva o futuro. Milhares de pessoas, ao longo das eras, tem se dedicado às previsões. Profetas, astrólogos, bruxas, adivinhos, criadores de utopias, autores de ficção científica e, mais recentemente, economistas são alguns exemplos.
O índice de acertos, entretanto, tem sido baixo. As antevisões do futuro raramente se confirmam.
Em a História do futuro, livro pesquisado com máxima seriedade, porém escrito com muito humor e ironia, David A. Wilson nos mostra que, até agora, todos aqueles que ousaram anunciar a data do fim do mundo erraram. E se finalmente alguém acertar, lembra ele, não restará ninguém para apreciar seu talento profético.
Ao focalizar os personagens que fizeram prognósticos sobre o futuro, a autor nos apresenta figuras como o reverendo William Sedgwick, que ocorreu em Londres em 1647, para propagar que a segunda vinda ocorreria em duas semanas. O que lhe valeu a alcunha jocosa, nos 15 anos restantes que viveu de : “Sedgwick do Juízo final”. Ou as radicais “feministas” medievais, que acreditavam que o milênio seria governado por mulheres revolucionárias.
Mas se as profecias nos falam pouco ou nada do que realmente está para acontecer, elas são extremamente reveladoras do que se passa à época em que são formuladas. Elas são a mais pura tradução das esperanças, medos, sonhos e aspirações que dominam a sociedade. É desta maneira que, Wilson acaba por conduzir o leitor a uma fascinante viagem ao passado, ou melhor, às variadas formas de como o passado idealizou o porvir.
David A. Wilson é professor de História e Estudos Celtas na Universidade de Toronto, Canadá. Publicou quatro livros, entre eles Ireland, a Bicycle and a Tin Whistle, grande sucesso em seu País. Além de escritor ele realiza documentários pelo rádio.
Copiado da introdução ao livro, na capa.
Postado por Alberto

Nenhum comentário: