sexta-feira, 17 de junho de 2011

A ASSUSTADORA HISTÓRIA DAS PESTES E EPIDEMIAS

 

Este é um livro que conta a história de sete doenças infecciosas que provocaram enorme impacto na humanidade: a varíola, a lepra, a peste, a tuberculose, a malária, a cólera e a Aids.
Jeanette Farrel consegue fazer relatos fascinantes - e muias vezes cruéis - de um modo compassivo e ao mesmo tempo objetivo . Esclarece e informa procurando desmistificar doenças e derrubar mitos. Descreve histórias reais estarrecedoras, envolvendo profundamente o leitor

Fruto de extensa pesquisa, o livro descreve com riqueza de detalhes o surgimento dessas doenças, a reação da população atingida por elas e a busca incansável pela cura. Fatos sempre ilustrados por detalhes curiosos e assustadores. Desde a luta dos cientistas - que muitas vezes enfrentavam a descrença das pessoas e arriscavam a própria vida ou a de seus parentes e amigos para provar suas teorias - até as últimas informações de tratamento, o livro abrange tanto estudos de ciência quanto do meio social. E percebe-se que nem sempre o maior obstáculo para vencer as epidemias está em identificar os seus causadores e descobrir um tratamento eficaz. Na maioria das vezes, o maior problema a ser enfrentado é o preconceito dos seres humanos com o paciente infectado ou o medo que provoca rejeição e crueldade.

Comentário da capa.

Nenhum comentário: