sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Um outro paradoxo na doutrina do sábado

 

Um outro paradoxo(Na doutrina do sábado)

PARADOXO NA DOUTRINA SOBRE O SÁBADO

TRÊS(3) Perguntas para serem respondidas ao final do texto.

- O SÁBADO É O DIA DESCANSO DOS ISRAELITAS.
- O TEXTO NÃO É PARA IR CONTRA A GUARDA E SANTIFICAÇÃO DO MESMO.
- O QUE AQUÍ ESTÁ SENDO DITO, NÃO É PARA AFIRMAR QUE O SÁBADO
FOI ABOLIDO, OU QUE PAULO QUIS DIZER QUE FOI ABOLIDO.

É UMA QUESTÃO DE HONESTIDADE E SINCERIDADE,
PARA ENTENDER A BÍBLIA NO CONTEXTO GERAL.
Vamos lá:

TODOS OS INCIDENTES, CONTROVÉRSIAS, JULGAMENTOS, ACUSAÇÕES E PERSEGUIÇÕES DE JESUS E DOS DISCÍPULOS PELOS ESCRIBAS, FARISEUS E MAIORAIS DO TEMPLO, QUANTO AO SÁBADO, ERAM SOBRE O SÁBADO SEMANAL, conforme podemos ver nas citações bíblicas.

NESTES INCIDENTES ELES OS JULGAVAM DE VIOLAR O SÁBADO SEMANAL.

MATEUS 12
1 - Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
2 - Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado.
5 - Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
8 - Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor.
11 - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la?

MARCOS 3
E observavam-no para ver se no sábado curaria o homem, a fim de o acusarem.
4 Então lhes perguntou: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida ou matar? Eles, porém, se calaram.

LUCAS 6
6 - Ainda em outro sábado entrou na sinagoga, e pôs-se a ensinar. Estava ali um homem que tinha a mão direita atrofiada.
7 -E os escribas e os fariseus observavam-no, para ver se curaria em dia de sábado, para acharem de que o acusar.
9 - Disse-lhes, então, Jesus: Eu vos pergunto: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou tirá-la?

LUCAS 13
10 - Jesus estava ensinando numa das sinagogas no sábado.
14 - Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, neles para serdes curados, e não no dia de sábado.
15 - Respondeu-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, para o levar a beber?
16 - E não devia ser solta desta prisão, no dia de sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?

LUCAS 14
1 - Tendo Jesus entrado, num sábado, em casa de um dos chefes dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando.
3 - E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei e aos fariseus, e perguntou: É lícito curar no sábado, ou não?
5 - Então lhes perguntou: Qual de vós, se lhe cair num poço um filho, ou um boi, não o tirará logo, mesmo em dia de sábado?

JOÃO 5
9 - Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar. Ora, aquele dia era sábado.
10 - Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.
16 - Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.
18 - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

JOÃO 7
22 - Moisés vos ordenou a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), e no sábado circuncidais um homem.
23 - Ora, se um homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, como vos indignais contra mim, porque no sábado tornei um homem inteiramente são?

JOÃO 9
14 - Ora, era sábado o dia em que Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
16 -Por isso alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus; pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.

PAULO AOS COLOSSENSES 2
“16 - Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,...”

PERGUNTA 1

Se todos os incidentes, controvérsias, acusações e julgamentos E PERSEGUIÇÕES, referentes à suposta(falsa), violação do sábado por Jesus e pelos discípulos, referiam-se aos sábados semanais; Porque só em colossenses 2:16 e 17 , referem-se à sábados cerimoniais..?

Não aconteceu nenhum incidente quanto aos sábados cerimoniais, ou aconteceu?

PERGUNTA 2

Porque Paulo advertiu para não julgar ninguém quanto aos sábados cerimoniais, se não aconteceu nenhum incidente quanto a eles?

Não era essa a preocupação de Paulo. Ou era?

PERGUNTA 3

Depois do citado acima, podemos dizer que Paulo em Colossenses 2:16 e 17, estava se referindo a sábados cerimoniais?

Outra! Veja a opinião de renomado adventista, sobre o entendimento dos falsos mestres, quanto a dizerem que os sábados de col 2:16 e 17, são sábados cerimoniais e não semanais. Isto é desconcertante para os Adventistas!

OPINIÃO DE SAMUELLE BACCHIOCHI SOBRE CL 2.16-17

“O sábado em Colossenses 2.16: O tempo sagrado prescrito por falsos mestres referem-se como sendo ‘um sábado festival’ ou a lua nova ou um sábado. – ‘eortes e neomnia o sabbaton.’ (2.16). O consenso unânime de comentaristas é que estas três expressões representam uma lógica e progressiva seqüência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos... Um outro significativo argumento contra os sábados cerimoniais ou anuais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras ‘dias de festa...’Esta indicação positivamente mostra que a palavra SABBATON como é usada em Cl 2.16 não pode se referir aos sábados festivais, anuais ou cerimoniais”.

Determinar o sentido de uma palavra baseando-se exclusivamente em conceitos teológicos em prejuízo de evidências lingüísticas e contextuais é estar contra as regras de hermenêuticas bíblicas. Ademais, a interpretação que o Comentário Adventista dá à palavra ‘sábados’ de Cl 2.16 é difícil de ser sustentada, desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como ‘sombra’ ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação.”“.

Retirado lo link:
http://www.cacp.org.br/adventismo/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=63&menu=1&submenu=2


Que o Deus Eterno nos ilumine

Irmão Francisco
E-Mail (chicobetu@gmail.com.br)
Meu blog: http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com/

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Paradoxo do sábado

 (Acho que você não vai gostar deste paradoxo)

Façam comentários, pois admito que posso ter chegado a conclusões erradas e gostaria de contar com a participação de vocês.

Paradoxo do sábado
Na bíblia não consta que Deus tenha mudado o dia de guarda. Inegávelmente o dia do Senhor é o sábado .......... porém..........Veja:
Não consta na Bíblia que Deus tenha exigido a guarda do sábado antes de separar o povo de Israel territorialmente e governamentalmente, onde do Rei/Sacerdote até o cavalo não poderiam trabalhar no sábado.
Pensem e confiram em suas bíblias(Mas peguem suas bíblias.. estou falando sério! leiam em suas bíblias; acompanhem este estudo com suas bíblias em mãos).
Responda?
1 - Abraão guardou o sábado?
2 - Jacó guardou o sábado?
3 - Isaque guardou o sábado?
4 - José do Egito guardou o sábado?
5 - Moisés, adotado pela filha de faraó guardou o sábado enquanto esteve na corte?
Deus constituiu uma teocracia governamental/legal e territorial. Separando-os, SÓ ASSIM, deu os dez mandamentos com o sábado incluso e fez com eles(Israel) um pacto, uma aliança, como explica em Êxodo 34:28; Deut 4:14 e 5:14 e 15. Veja bem ! Antes deu condições; criou o ambiente propício; até o estrangeiro que entrasse para este território seria bem aventurado guardando o sábado. Veja bem não seria um paradoxo hoje, quando não vivemos em uma teocracia, mas sim num mixto de Egito e babilônia, servindo aos patrões gentios, pagãos e até cristãos, e ter ainda que guardar o sábado não tendo àquelas condições que Deus lhes proporcionou?
Veja bem! o superior, o patrão, é que era responsável(culpado), se obrigasse seus subordinados e animais a trabalharem no sabado!
veja o que diz o mandamento:
não farás nenhuma obra, nem teu servo, nem teu filho e nem o teu animal. veja em êxodo 20: 8 a 12
Temos um território só nosso, com o nosso Rei/Sacerdote guardando o sábado, não permitindo nem Empregado, escravos ou animais serem usados para trabalho no sábado? ou isto não existe? Exigiria Deus tal fidelidade(sacrifício) fora de um ambiente propício? ou esta exigência não é de Deus?
Pode você pertencer e morar em um pais e ser submetido as regras de outro País? Ou seja, devemos nos submeter às regras da Teocracia Organizacional?. Sendo que não moramos em seu território. Não fomos separados territorialmente como o foram os Israelitas quando Deus os tirou do Egito e, só então, deu-lhes a lei para ser obedecida, com o sábado incluso.
Nem Deus exigiu de seu povo o que a organização e a doutrina exigem , principalmente no que se refere a guarda do sábado. Tornando-se o mesmo um grande paradaxo.
(Exceto os Escribas/Fariseus); Jesus, Paulo e os apóstolos perceberam este paradoxo e não exigiram, jamais, em lugar algum do novo testamento, aos gentios, a obrigação da observância do sábado- Veja em atos dos apóstolos 15:5 a 11 ; 19 a 21 e 27 a 29 ; Romanos 14: 1 a 12 ; Colossenses 2:16 e 17.
Nos quatro evangelhos ou nas epístolas não há ênfase ao sábado.
Muito ao contrário Jesus disse: “O sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado”. Marcus 2:27 e 28
Gálatas 4
9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós.
Quando Pedro foi ter com Cornélio, apontou o que lhe faltava: "Conhecer e Crer no Salvador".
Do qual João Batista disse o seguite: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo"; Não lhe exigiu a guarda do sábado e seguir e regras alimentícias dos judeus;
Quando foi expedida a ordem para orientar os Gentios que se convertiam, estas foram:
ATOS 15:1 a 29
1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos.
2 Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão.
3 Eles, pois, sendo acompanhados pela igreja por um trecho do caminho, passavam pela Fenícia e por Samária, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles.
5 Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés.
6 Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
7 E, havendo grande discussão, levantou-se Pedro e disse-lhes: Irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem.
8 E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós;
9 e não fez distinção alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
11 Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também. 12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quantos sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
13 Depois que se calaram, Tiago, tomando a palavra, disse: Irmãos, ouvi-me:
14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios para tomar dentre eles um povo para o seu Nome.
15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
16 Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo;
17 para que o resto dos homens busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu nome,
18 diz o Senhor que faz estas coisas, que são conhecidas desde a antiguidade.
19 Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus,
20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
21 Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas.
22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos.
23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde.
24 Portanto ouvimos que alguns dentre nós, aos quais nada mandamos, vos têm perturbado com palavras, confundindo as vossas almas,
25 pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 homens que têm exposto as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos portanto Judas e Silas, os quais também por palavra vos anunciarão as mesmas coisas.
28 Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias:
29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.
30 Então eles, tendo-se despedido, desceram a Antioquia e, havendo reunido a assembléia, entregaram a carta.
31 E, quando a leram, alegraram-se pela consolação.
Segundo entendi, Paulo orientou em col 2:16 e 17, a não usarem as normas sobre o sábado, para julgar alguém. Condenar ou absolver alguém porque guarda ou não o sábado.
Paulo disse: “ a ninguém julgueis por causa de............... e de sábados”. É claro que o dia de guarda é o sábado, ele não foi mudado. Contudo a Aliança já não é a mesma, pois foi anulada, não por Deus, mas pelos Israelitas. Jer 31:31 a 34 – Vivemos sob a Nova Aliança, proposta por Jesus - Mateus 26:28; Marcos 14:24; Lucas 22:20; 1 Cor 11:25; 2 Cor 3:6; Hebreus 10:16 e 17; Hebreus 8:8 a 12 – Ver velha aliança no livro do Êxodo cap 24 e 34; todo livro de Oséias.
Exemplo:
"Certa vez um irmão em dificuldades resolveu trabalhar aos sábados, pois estava passando necessidades com sua família; Não trabalhava na Organização; ouví dizer que pensavam em discipliná-lo.. Ele estava triste e constrangido... percebendo a situação intervi no assunto e disse ao Diretor do grupo: Não façam nada, apenas digam para ele que continue a vir a Igreja aos domingos e às quartas feiras... não o julguem por causa de sábados, pois estariam indo contra a orientação de Paulo que está em Col 2:16 e 17. Fui atendido e aquele irmão mesmo com problema de consciência não se sentiu discriminado ou oprimido pelos irmãos.. isto foi maravilhoso.. São Cristãos livres e Adventistas livres em Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo".
Depois de um tempo ele conseguiu ser liberado aos sábados.
Contudo há de se convir que havendo a separação do povo territorialmente e legalmente, pode-se tornar legal a observância do sábado, mas a partir do momento que não há uma separação no território e nas leis que regem um povo não se pode exigir tal deste povo que vive com outro Rei/território e outras leis.
Jesus Quando envolvido numa contenda sobre o sábado disse:
"Misericórdia quero e não holocaustos(sacrifícios)" (Mateus 12:7) não deixe de ler o contexto.
Deus disse: Lembra-te do dia de sábado...quando aos gentios Paulo disse: A ninguém julgueis por causa de sábados(Col 2:16 e 17).
Jesus também disse:
"O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado".
Quem sabe poderíamos solicitar a ONU um pedaço de terra, nos separar e estabelecer nossa teocracia, assim como Deus fez, sendo justos como Deus foi, pois antes de exigir criou o ambiente propício.
Veja se Abraão, Ló, Isaque, jacó e josé do Egito e o próprio Moisés adotado pela filha de faraó, quando viveu na corte guardaram o sábado?
O Ambiente é propício hoje para quem trabalha na organização(Teocracia organizacional) e outros profissionais, mas não para todos.
São pessoas em situações, governos, territórios, sociedades e circunstâncias diferentes. Não seriam tratados diferentemente por Deus, por ser justo?
E Os membros que não trabalham na oganização estão em ambiente propício? quando se exige tal observância do quarto mandamento, São o que? Oprimidos?
Eu não sei quantos se sacrificaram por isto, mas vejo muitos irmãos sofrendo por isto. Não podemos jamais generalizar.
Estes dias quando distribuia folhetos uma moça me disse: Me sinto incomodada por não guardar o sábado ! Outros dizem eu quero guardar o sábado, mas você sabe minha profissão exige que eu trabalhe no sábado, meu patrão não libera. Gostaria, anseio um dia poder guardá-lo! Deus sabe desta situação e do anseio das pessoas.. ao meu ver Deus não exige isto delas.. e sim os homens...
Vejo muitos irmãos desempregados por este motivo, pois mesmo sendo humilhados (passando necessidades, às vezes vivendo às custas de outros) tranquilizam suas conciências, dizendo: ah! estou provando minha fé.
Vejo outros que sem saída para sustentar a família, resolvem trabalhar no sábado, ficando com um terrível problema de consciência; se considerando perdidos. E ainda são olhados como fracos na fé, ou apóstatas. Que dor! opressão/sacrifício/violência moral/espiritual para com estas pessoas, torna-se ao meu ver, algo que foge ao que Cristo disse:
"Misericórdia quero e não sacrifícios".
Técnica de manipulação e domínio sobre pessoas - exatamente Como o homem exige, abaixo.
Veja a frase:
"O PRIMEIRO PASSO PARA A APOSTASIA é estabelecer um credo e dizer que devemos crer nele. O segundo é fazer desse credo um teste de discipulado. O terceiro é provar os membros por esse credo. O quarto passo é denunciar como heréticos aqueles que não crêem no credo. E, quinto, persegui-los por isso'. (John Loughborough)
Quando ensinamos a doutrina bíblica para as pessoas temos como objetivo de tirá-las das trevas(pecado) e conduzí-las para luz(bem), para serem salvas pelo Eterno Deus e seu filho Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e não levá-las para fazer o que queremos e sim o que Deus Quer.
Veja mat 23:15.
Em tempo - Lembrando:
Quais eram os assuntos preferidos dos Escribas e Fariseus?
1 - Comida e bebidas;
2 - Sábados;
3 - Dizer que os outros faziam milagres e etc pelo poder de belzebú;
4 - Falar mal de outros religiosos que pensavam diferente deles, pois se consideravam donos da verdade.
Sabe! compare tudo isto com:
a - A Parábola do bom samaritano - lucas 10: 25 a 37
b - O Grande julgamento - Mateus 25: 31 a 46
Façam comentários, pois admito que posso ter chegado a conclusões erradas e gostaria de contar com a participação de vocês.
Desculpem-me as repetições.
Atenciosamente
Irmão em Cristo Jesus
Francisco

TEXTO POSTADO ORIGINALMENTE NO LINK http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com/2008/08/paradoxo-do-sbado.html

EM: domingo, 17 de agosto de 2008

sexta-feira, 22 de julho de 2022

O VEGETARIANO QUE NÃO ERA

 O VEGETARIANISMO NÃO PRECISA DE MENTIRAS


Daniel - O VEGETARIANO QUE NÃO ERA

DANIEL 10:3 

É muito interessante...
A falta de conhecimento de em fato faz com que se aceitem lendas e fábulas a respeito de determinadas pessoas.
É interessante também o fato de que fanáticos, malandros ou mesmo mal intencionados criam e usam fábulas para com elas manipularem algumas pessoas ou grupos populacionais inteiros.
Um caso muito interessante é o dos vegetarianos fanáticos, os quais chegam a irracionalidade no momento de defender o vegetarianismo.
Não tenho nada contra o vegetarianismo, reconheço suas virtudes e tenho procurado me tornar vegetariano, mas não posso concordar com aqueles que se utilizam da mentira, principalmente quando usam a mentira para justificar algo útil e de valor.
As coisas boas não precisam da mentira para se firmar!
Um desses casos está em Daniel 10 vs.3
Alguns grupos religiosos usam o livro que conta a história de Daniel, na bíblia, para induzir pessoas ao vegetarianismo, e o fazem fraudulentamente.
Nada há no livro de Daniel que conduza ao vegetarianismo, mas tais indivíduos se fixam no capítulo 1 do livro de Daniel para afirmar que Daniel e seus companheiros não comiam carne.
Ora o capítulo primeiro do livro de Daniel nos mostra simplesmente que eles se negaram a comer "das iguarias do rei" e optaram por um tipo de alimento vegetariano durante algum tempo.
Setenta anos depois, vemos Daniel já idoso informando que ficou três semanas sem comer carne ou beber vinho, e mostra claramente que isso era excepcional, ou seja normalmente ele comia carne e bebia vinho.
Podemos até especular que em Daniel 1 eles não comeram carne pois os animais não eram abatidos segundo as normas judaicas, e em Daniel 10, tendo sido pessoa de comando no reino de Nabucodonozor por quase 70 anos, Daniel já teria condições de conseguir carne "limpa" para comer, mas isso é pura especulação, o fato é que fica claro em Daniel 10:3 que Daniel comia carne e bebia vinho em situações normais e que os vegetarianos fanáticos escondem esse versículo em todos os seus estudos para fazer adeptos..
Podemos ser vegetarianos sim, eu diria que devemos sê-lo mas para isso devemos nos basear somente na verdade, o vegetarianismo não precisa de mentiras para se firmar. 


Texto de Eloy Arraes Vargas
Postado, segunda-feira, 3 de março de 2014 no link:
http://abibliamostra.blogspot.com/2014/03/o-vegetarianismo-nao-precisa-de-mentiras.html

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Kaarina Rahn - From the pampas of Canada

 

From a former Adventist

kaarina rahn <fromsaskatchewan@live.ca>12 de junho de 2022 01:15
Para: "chicobetu@gmail.com" <chicobetu@gmail.com>

Dear Brother in Christ, I am writing from the pampas of Canada. My spirit has been refreshed by the love that you show forth in your conversations in your blog, even to those who are rude. I too, am a former Adventist, raised as an Adventist pastor’s daughter. I have many Adventist relatives who worked on the ministerial level. My mother had mighty miracles confirming to her as a youth in Finland that Adventism was the true way. My father and uncle had angelic manifestations where the spirit directed them to join the Adventist way. In such a family I was raised. How could I question Adventism or ” Sister White”? Yet God in His mercy drew me out of this spiritual slavery with a mighty hand and stretched out arm! Praise to his Name! Please read the following story, for it tells my tale.

In Christian shape,

Suvikaarina Rahn


An elderly Christian woman was walking one day through a park, and she saw a forlorn figure seated on a bench. The young lady seated there had her head in her hands and was weeping sorrowfully. The older woman’s heart went out to the crying figure, and she stopped to speak to her. 

“Why are you crying?” she asked. “ Maybe I could help you in some way.”

“No, you cannot help me,” replied the younger woman. “ I have searched everywhere for a solution to my problem . Indeed, I have asked  a thousand people, and no one has been able to help me. So I am sure that you cannot help me, though you are so kind to offer.”

“ Well,” replied the older woman, “ if a thousand couldn’t help you, I am sure that I am no better than they, but I know one, the Son of God, he is able to give wisdom to help. Tell me your problem, and I will ask the Spirit of Jesus to direct me to give you help. “

The younger woman looked up with tear filled eyes and said, “ You speak of God. This is my problem. I want to know how I can do the will of God as he has commanded, and I cannot succeed. I long to know God and to please Him, but I find that I am a failure. “

The older woman looked in amazement at the young lady. She had never seen anyone so young longingly searching for righteousness and holiness. Her sincere face touched her deeply. 

“Tell me,” she said, “What do you believe the will of God to be, that you strive so earnestly to succeed in?”

The younger woman’s head dropped in apparent despondency as she replied, “ To love others as He has commanded. I do not possess that kind of love. We are told in the Word of God that the love God asks of us is patient, kind, never boasting, never keeping a record of wrongs done; it is not proud or envious. Many Christian ministers have told me, when I asked them about this, that I am too hard on myself. They said that God overlooks our wrongdoings for Jesus’ sake. Otherwise Jesus would not have needed to die, if we could keep his commands perfectly they say. I feel relieved for a while, but when I start reading the Bible, I become discouraged. I see a different message in there. “

“What message do you see in the Bible?” asked the elderly Christian.

“ For instance, said the young woman, “ Jesus said that whoever hears his words and does what he says is like a man who builds his house on a rock, but whoever hears his words but doesn’t do accordingly is building his house on the sand. Also He said in another place that nothing going into a man from the outside can defile a man, but what comes from within the heart, that defiles a man, for from the heart comes hatred,  murder, adultery, pride, evil thoughts, envy, deceit, blasphemy, foolishness. These are the things that defile a man. From these words it is evident that pride, envy, hatred and such inward thoughts, must be repented of, for they defile us. But how can I change my thoughts? How can I make myself clean and pure on the inside? This is my dilemma.”

The Christian woman answered, “ I am very happy to tell you that God has the solution to your dilemma. The solution he has given is in the same Bible that has awakened your heart to your own sinfulness. This glad news has come through Jesus, the only begotten Son of God. This promise of deliverance was already given to the prophets of old before Jesus came. God spoke through Ezekiel in this way,  ‘A new heart I will give to you and a new spirit I will put within you. I will take away the stony heart out of your flesh and give you a heart of flesh. I will put my Spirit in you, and you will walk in my statutes and keep my judgments and do them’ And through Jeremiah, God spoke in this way,” I will make a New Covenant with them. I will put my law into their minds and write it upon their hearts , and I will be their God and they shall be my people, and every man will no longer teach his neighbor and every man his brother to know the Lord, for they shall all know me,from the least of them to the greatest of them, and their sins and iniquities I will remember no more, says the Lord.’ These promises were fulfilled when Jesus died for our sins and rose again for our justification. After he ascended to heaven and sat down at the right hand of God, he sent down the promised Holy Spirit. This Spirit he gives to all who believe on him for remission of sins. The Spirit of God sheds abroad the love of God in our heart, so that we no longer envy, hate and boast nor think in the way we formerly thought in our wicked minds. To have and walk in His Spirit is what makes us followers of the Way in truth and deed. Then the promise of God is fulfilled in us, where he said, ‘Their souls shall be like a well-watered garden, And they shall sorrow no more at all.’ When He says, ‘sorrow no more at all,’ He does not mean that we will no longer have troubles or temporal sorrows and griefs, but that this sorrow, which even you, my dear daughter, have in your soul, this thirsting for righteousness, will be fully satisfied, for God himself dwells within us, who believe in Jesus, working in us what is well pleasing in His sight.”

The young woman listened with keen interest. Hope and joy began to arise in her soul over what she had been told. But a question lingered.

“The ministers and pastors whom I have spoken to, as I have been searching for answers, they say that I already have the Holy Spirit. They told me that I wouldn’t even be wanting to do God’s will, if I didn’t have the Spirit of God.”

“They are blind leaders leading the blind,” the elderly woman answered. If they understood the Scriptures, they would know that whoever sins is a slave of sin, but whoever the Son sets free is free indeed. The Apostle Paul wrote to the Romans that sin no longer has dominion over us, for we are not under the law, but under grace. The Apostle John wrote that this is how we know that we know Him, if we keep His commandments; and His commandment is that we love God and love one another, and believe in Jesus, whom He has sent. Truly, the Spirit of God is working in you already, but you still need to be made into a new creation in Christ Jesus. 

There was a moment of silence as the young woman pondered these things. Then she asked, “ How can I be made a new creation? How can I receive this new heart so that I could live in this way?”

Her instructor was overjoyed to hear these words and she answered,” The Apostle Paul said it this way, ‘ As God’s ambassadors we beseech you, be reconciled to God. God made him who knew no sin to made sin for us, so that in him we might be made the righteousness of God.’ Jesus has blotted out by one sacrifice, all of your transgressions. He invites you to come and take of the water of life freely. This water signifies the Spirit, which he has promised to everyone who receives the forgiveness of sins by faith in his blood. Jesus said this about the Holy Spirit to the Samaritan woman , ‘ If you knew the GIFT of God and who it is who is speaking with you, you would have asked of him and he would have given you living water.....whoever drinks of the water that I shall give him shall never thirst, but that water shall become in him a well of water springing up unto everlasting life.’ If you ask Jesus, he will give you the gift of the Holy Spirit. This gift is the blessing that Abraham was promised when God said, ‘All nations will be blessed in you.’ Jesus , the Saviour, came from the offspring of Abraham, and through Jesus all people in all nations are offered this new life in the Spirit. Even as the Apostle Peter said, we ‘become partakers of the divine nature and escape the corruption that is in the world through lust.’

“Hope and faith is rising in my heart! “the young woman said with bright eyes. “If Jesus said it, it must be true! I do believe that Jesus died for me. I will ask for this water of life, so that I may walk in righteousness. Please tell me, do you experience this love towards others every day? Tell me what you have experienced.”

“I am delighted to answer that, yes, I experience God’s love every day towards everyone. It is an immeasurable gift! The love of God has made me free indeed! For what is more of a bondage than hatred and greed? What shackles could be heavier than envy and strife? “

“Do you never have moments when you feel something other than God’s love? “ asked the young woman.

The answer came with humility, “ I do indeed know and am daily aware that in and of myself I have no ability to love, and this is why I put on the Lord Jesus Christ as my life, because He is love. His righteousness is everlasting, and He tells me to take of this water of life freely. Not just once in the beginning of my walk with him, but every moment of every day. Faith is the key that makes this walk in the Spirit possible. Faith in God’s promise. You see, dear friend, God’s Word is true. He is not a man that he should lie. Yet in order for his children to have abundant richness of complete assurance that this life is given to them freely, God promised it by an oath to Abraham and his offspring, not offspring in the natural fleshly meaning, but the offspring or children of the faith, whether Jews or Gentiles. Dear daughter, read the letters of the Apostles in the New Testament. In so many words they teach how by faith we may walk in this Way. You will be filled with assurance that He is with you every moment of every day, living in you and you in him.”

“Thank you for your loving words! “ exclaimed the younger woman. “This must be what Jesus referred to when He said in the book of John, that unless we eat the flesh and drink the blood of the Son of Man, we have no life in ourselves. It is to become one with him, joined together in his life. Truly I know I have no life of goodness in me, but even as you were speaking, I lifted my soul to God, asking Him to give me to receive His Spirit, so that I, too, may live as you live, showing kindness and mercy to everyone!” 


Dear Brother in our Savior, Jesus Christ, I was very comforted by your reply. Yes, I would be very pleased if you posted my letter on your blog. Yes, indeed, without his goodness and mercy we are not able to move forward on the way. The blood of Jesus Christ his Son cleanses us from all sin. Thanks be to God for His unspeakable gift! 
In Christian agape love,

Suvikaarina Rahn